Skip to content

Prática do Futsal ajuda a manter a forma

Não há dúvidas de que o futebol é uma das grandes paixões nacionais. Diferentes modalidades, como o futebol de salão, conquistam os brasileiros que desejam se aprimorar nessa arte. O esporte proporciona integração e benefícios à saúde, como a perda da peso. Por isso, não faltam motivos para praticá-lo.

Ao contrário do futebol de campo, o futebol de salão é adaptado às quadras e forma times com menos jogadores: cinco por equipe, contando com o goleiro. Pelo fato de a quadra ser menor, o praticante realiza, durante a partida, dribles curtos e rápidos, com muito domínio da bola.

Outro ponto positivo do esporte é o fato de o futsal ser um esporte democrático. Seja por lazer ou profissionalmente, ele pode ser praticado na infância e na vida adulta, tanto por homens quanto por mulheres.

Futebol de salão emagrece

Como é de praxe, qualquer atividade física praticada regularmente auxilia na perda de peso. No caso do futebol de salão, não é diferente. Em 45 minutos de jogo, é possível gastar, em média, 400 calorias. Aliando o exercício à alimentação balanceada, é possível reduzir a gordura corporal e realizar a manutenção do peso.

Para ser beneficiado com o esporte, o ideal é praticar com regularidade. Para quem pode jogar apenas uma vez por semana, realizar treinos de força e atividades aeróbicas como complemento são importantes.

Benefícios do futebol de salão

Somando todos os movimentos e corridas feitos pelos jogadores, o futebol de salão gera benefícios para o corpo, entre eles, o alívio do estresse. Mas além do momento de lazer proporcionado pelo esporte, outros itens estão na lista dos benefícios.

Ganho de força física, desenvolvimento das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdômen, resistência cardiovascular e muscular etc. Esses estão entre os atributos do esporte. A prática do futsal também melhora a flexibilidade, coordenação, mobilidade articular, reflexo, agilidade e concentração.

 

Segundo um estudo publicado em 2013 na Revista Brasileira de Futsal e Futebol, Edição Especial: Pedagogia do Esporte que avaliava mulheres que praticavam a modalidade, 73% das atletas femininas tinham alto nível de concentração e quase 79% tinham espírito coletivo.

 

Outros benefícios para a saúde não deixam a desejar. O futsal auxilia no funcionamento de diversos sistemas do corpo, como o digestivo, imunológico, nervoso, muscular, esquelético, endócrino e respiratório. Além disso, reduz riscos de doenças cardíacas, diabetes e pressão alta.

Cuidados com a prática

recomendação básica para quem deseja ingressar na rotina de qualquer atividade física é procurar orientação de um profissional. Fazer uma avaliação física é essencial para que a prática seja saudável, sem trazer riscos à saúde.

Feito isso, na hora de entrar na quadra, e ao longo da partida, é preciso ter cuidado com dribles, chutes e corridas. Eles podem causar torções e lesões devido ao impacto nas articulações.

Além disso, é importante não esquecer de hidratar o corpo antes, durante e depois da prática de futebol de salão. Alongamentos no início e no término da prática também são essenciais para os atletas, bem como a utilização de roupas e calçados adequados.

Deixe um Comentário





Scroll To Top